Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 31 de março de 2016 às 15:10

Caminhão cai em buraco feito pela empresa Águas de Timon

Uma caminhão que pertence a empresa Discar distribuidora de bebidas caiu no início da tarde de hoje, 31/03, dentro de um buraco feito por funcionários da empresa Águas de Timon. Os buracos são na Avenida do Trânsito próximo ao Estádio Miguel Lima no Centro. Até o fechamento desta matéria o caminhão ainda estava preso no buraco.

Câmara Municipal de Timon aprova plano de cargos, carreiras e remuneração dos guardas municipais

Com uma função extremamente importante, zelando e cuidando da sociedade como um todo, executando o policiamento administrativo ostensivo, os Guardas Civis do Município, estiveram presentes na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, na Sessão Ordinária na Câmara Municipal, onde foi aprovado, por unanimidade, o Estatuto da classe que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

O presidente, vereador Uilma Resende, ressaltou a importância da luta e organização da categoria dos Guardas que exerce uma função árdua, contribuindo na segurança ostensiva na cidade de Timon. “A Guarda Municipal de nossa cidade sempre esteve em diálogo com a Câmara Municipal. Lembro-me que desde do meu primeiro mandado, sendo situação ou oposição, eles sempre trataram a todos sem distinção com muito respeito e sempre buscando diálogos para conseguir as melhorias que são de direito”, comentou Uilma.
José Carlos de Assunção, comentou que estava em uma reunião com o prefeito da cidade, Luciano Leitoa, mas que o mesmo pediu que ele estivesse presente na votação para ter a certeza que teria um número exato de vereadores presentes para a aprovação do projeto.“Sei da importância desse projeto, que garante melhorias para classe que trabalha incansavelmente em nossa cidade e parabenizo à cada guarda pelo trabalho exercido com maestria em nosso município”, disse.

(Assessoria)


quarta-feira, 30 de março de 2016 às 08:34

Previsão é de que impeachment vá ao plenário em menos de 15 dias

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute o impeachment da presidente Dilma Rousseff ouvirá hoje os autores do pedido de afastamento da petista, os juristas Miguel Reale Junior e Janaina Paschoal. Após entendimento do presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), com o relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), ficou acertado que o depoimento será na tarde de hoje, em sessão marcada para as 16h30. Governistas defendiam a oitiva para a próxima semana, a fim de aumentar os prazos do processo. De acordo com o calendário atual, a previsão é que o impeachment vá ao plenário em menos de 15 dias.

Com a notificação da presidente em 17 de março, está em andamento o prazo de 10 sessões plenárias para entrega da defesa da petista. Como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem convocado sessão de segunda a sexta-feira, a previsão é que essa etapa se encerre no próximo dia 4. A partir daí, Jovair tem até cinco sessões plenárias para entregar seu relatório, de forma que, em 11 de abril, o texto possa ser apreciado pela comissão. Independentemente do resultado, ele vai a plenário, onde precisa de 342 votos contrários a Dilma para que o processo siga para o Senado.
No dia seguinte à votação no colegiado, o resultado é publicado no Diário Oficial da Câmara e, após 48 horas, o texto é incluído na ordem do dia da sessão plenária seguinte, de acordo com o Artigo 218 do regimento da Câmara. O artigo 22 da Lei do Impeachment (Lei nº 1.079 de 1950) previa prazo de 10 dias para diligências durante a tramitação em plenário, mas esse trecho perdeu eficácia após o impeachment de Fernando Collor de Mello, devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) à época, de acordo com especialistas em regimento consultados pela reportagem.
Como cada partido tem direito a se expressar em plenário, a previsão de Cunha é que a votação se estenda por três dias. “A sessão de votação do impeachment não é uma sessão de um dia. Vai levar de dois a três dias. A Lei nº 1.079 fala que representantes de cada partido cada um falarão por uma hora. São 27 partidos”, afirmou. Ele lembrou ainda que parlamentares podem se inscrever para falar e que, a cada sessão, os líderes podem usar os tempos a que têm direito.

Depoimentos

Os depoimentos dos juristas na comissão têm objetivo de esclarecer, e eventuais denúncias contra a petista que não estejam no processo em tramitação não serão considerados. Em outra sessão, serão ouvidos o ministro da Fazenda e ex-titular do Planejamento Nelson Barbosa e o professor de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Ricardo Lodi Ribeiro, indicados pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Ele reivindicou, contudo, que os depoimentos só aconteçam após a entregue da defesa de Dilma, prevista para segunda-feira. “Esse debate só poderia ser realizado findas as 10 sessões (prazo de defesa de Dilma)”, defendeu. O petista estuda entrar com uma reclamação no Supremo devido à data.

“Ele tem o direito dele, só que a gente está cumprindo rigorosamente a decisão do Supremo, a Constituição e o regimento interno”, rebateu Rosso. Tanto ele quanto Jovair deixaram claro que não serão acrescentados novos fatos ao atual processo. “Nem a oitiva de amanhã (hoje) nem a de quinta-feira (dos indicados pelo governo) trarão nenhum fato novo para dentro do processo. É para clarear. Vão falar sobre orçamento, pedaladas, tanto a acusação quanto a defesa, como se fosse um tribunal”, afirmou o relator.

Durante a sessão, o deputado Julio Lopes (PP-RJ) criticou a presença de manifestantes contrários ao impeachment e acusaram deputados governistas, como a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de usarem funcionários da Câmara para esta função. “Pagos pelo contribuinte não têm o direito de estar aqui”, afirmou. “É um absurdo querer criminalizar a atuação de funcionários. Não tem desvio de função. Vossa Excelência também recebe (do contribuinte) e está cumprindo sua função”, rebateu Jandira.

(Correio Braziliense)


terça-feira, 29 de março de 2016 às 06:00

Pesquisa: Alexandre Almeida tem 41,75%, Luciano Leitoa 29,75% e Socorro Waquim 11,25%

Deputado estadual aparece com 41,75% das intenções de votos, contra 29,75% do prefeito Luciano Leitoa e 11,25% da ex-prefeita Socorro Waquim.
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), pré-candidato a prefeito da cidade de Timon, aparece na primeira colocação na pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública-Amostragem.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, sob o protocolo MA-07556/2016 no dia 23 deste mês.

No primeiro cenário, que levanta a intenção de voto estimulada em Timon, Alexandre Almeida aparece na liderança, com 41,75% da preferência do eleitorado, contra 29,75% do prefeito Luciano Leitoa (PSB) e 11,25% de Socorro Waquim.

Outros 7,5% do total de entrevistados disseram não saber em quem votar e 10% afirmou que votaria nulo se fossem estas as opções para o pleito.

Cenário

No segundo cenário da intenção de voto estimulada, onde há apenas Almeida e Luciano Leitoa, o deputado estadual também aparece na frente. Ao todo, 48,75% do eleitorado afirmou que votaria nele e outros 33% disseram que votariam no atual prefeito.

Já no terceiro cenário, em que os personagens são apenas Luciano Leitoa e Socorro Waquim, o socialista aparece na frente com 41%, contra 27% da ex-prefeita.

O cenário que aborda o voto espontâneo apresenta empate técnico entre Luciano Leitoa e Almeida.

O prefeito aparece com 24,50%, contra 22,25% de Almeida. Waquim aparece com apenas 5,50% e Chico Leitoa 0,50%.

Margem

Ao todo, 400 eleitores foram entrevistados a respeito do cenário político-eleitoral, entre os dias 18 e 20 de março. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e a margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Luciano Leitoa aparece na segunda posição

No mês de janeiro, o mesmo instituto já havia levantado as intenções de votos no município de Timon, para as eleições que serão realizadas no dia 2 de outubro.

No primeiro levantamento, registrado no TRE sob o protocolo Alexandre Almeida MA 03135/2016, Alexandre Almeida também apareceu na frente com 39,25% da preferência do eleitorado, contra 31% do atual prefeito. Luciano Leitoa. Naquele levantamento, Socorro Waquim ficou com a terceira colocação, com 15% das intenções de votos.

(O Estado)

segunda-feira, 28 de março de 2016 às 15:29

Seis bairros sem água nesta segunda-feira (28) em Timon

A Águas de Timon informa que foi necessário interromper, em caráter de urgência, o abastecimento de água nos bairros Bela Vista, Centro Operário, Parque União, Loteamento Boa Vista, Parque São Francisco, Centro Operário I.

O fornecimento de água tratada ficou prejudicado por conta de problemas elétricos na bomba recalque. Funcionários da Águas de Timon estão trabalhando no local para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível. A previsão para retorno do abastecimento é no final da tarde desta segunda-feira (28). 

Após o retorno do abastecimento, a água pode chegar turva às torneiras, em alguns pontos do município. Isto ocorre por conta da presença de incrustações na rede de abastecimento, em virtude do período que a água ficou sem tratamento adequado.

Para minimizar os transtornos, assim que o abastecimento for retomado, a Águas de Timon acionará o sistema de descargas de rede, distribuídos estrategicamente em 30 pontos do município. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Loja de Atendimento, localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Também é possível entrar em contato com a empresa pelo (99) 3212- 4418 e pela internet, através do site www.aguasdetimon.com.br. 

PMDB discute expulsão de quem se recusar a desembarcar do governo Dilma

A ala oposicionista do PMDB quer impedir que os sete ministros do partido se licenciem da legenda para permanecer nos cargos. Defensores do rompimento querem aprovar amanhã a expulsão de quem se recusar a desembarcar do governo. Hoje, além da vice-presidência da República, o PMDB ocupa os ministérios da Saúde, Minas e Energia, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Turismo, Aviação Civil e Portos.
O diretório do partido se reunirá amanhã e a tendência é decidir pela saída do governo, apesar da resistência de ministros e alguns senadores e deputados. Os peemedebistas pró-impeachment passaram a manhã de ontem discutindo o que fazer com quem resistir a deixar o governo. “Essa decisão tem que ser encarada com seriedade. Os ministros que quiserem permanecer no governo vão ter que se desfiliar do partido. Os raros governistas que ainda restam no partido sonham com uma reunião que não defina nada”, afirmou Carlos Marun (PMDB-MS), um dos líderes do movimento de saída do governo.

“Não podemos permitir uma coisa dessas. Vamos aprovar a saída do governo e a punição para quem não sair”, afirmou Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), também oposicionista. “Não existe meio dentro ou meio meio fora. Não vamos permitir essa jogada mais. Quem quiser propor isso, que meta a cara. Os ministros, em vez de defender a não saída, têm que dizer por que não querem sair”, afirmou o peemedebista. Os posicionamentos da ala antigoverno são reação à decisão de alguns ministros de não entregar os cargos mesmo diante de uma eventual decisão pelo desembarque.

(O Imparcial)


domingo, 27 de março de 2016 às 18:44

Partido Progressista (PP) de Timon realizou eleição do diretório municipal

Aconteceu hoje 27/03, em Timon, em ambiente amigável e tranqüilo, a eleição do diretório municipal do Partido Progressista em Timon. Ao final do encontro, encerrado às 12:30 horas, o escrutínio a única chapa e por aclamação apontou o nome dos membros do diretório municipal da agremiação.

"A nossa nova gestão vem organizando de forma efetiva o PP para as eleições municipais deste ano, desde o início da minha gestão à frente do PP Timon venho filiando pessoas com novas ideias e propostas que estão no mesmo projeto do PP ao município de Timon, hoje foi o dia escolhido conforme o edital de convocação para eleição do nosso diretório onde tivemos chapa única sendo esta eleita por aclamação, no entanto será eleita a comissão executiva no dia 01 de abril 2016. Esse diretório veio em momento importante de nosso partido, pois dar o fim em especulações de alguns políticos que diziam terem articulado com o diretório estadual a sigla, relação essa  jamais aceita pelos os respeitosos membros da executiva estadual. desde já nossos filiados e simpatizantes ficam cientes e confortáveis em saber que nosso partido está unido tanto em âmbito nacional, estadual e municipal", disse Ramon Junior advogado e presidente do Partido Progressista (PP) de Timon.

No próximo dia 09 de abril  no auditório do centro de convenções maranhenses de Timon acontece a convenção do partido, onde na ocasião serão apresentados nomes a serem pre-candidatos a prefeito e vereadores nas eleições municipais de Timon 2016.


Flávio entrará na Justiça para governo recuperar emergencialmente a BR-135

O governador Flávio Dino anunciou que vai entrar com ação na Justiça contra o governo federal para que o Executivo Estadual seja autorizado a recuperar emergencialmente a BR-135 e receba o ressarcimento da União pela obra de sua competência.
“Há muitos meses venho pedindo a recuperação emergencial da BR-135, além da retomada da obra de duplicação, nada foi feito, infelizmente. Venho alertando o Governo Federal para as tragédias que ali se verificam. Infelizmente, o DNIT há meses permanece inerte”, reclamou o governador. […] Legalmente não posso cuidar de obras federais. Por isso, espero que Justiça me autorize, para que possa resolver e cobre gastos do Governo Federal”, afirmou.
As reclamações sobre os problemas na BR-135 são diárias. A buraqueira toma conta principalmente no trecho de mais de 20 Km da Estiva à rotatória do Tirirical.
Fonte: Clodoaldo Correa

sábado, 26 de março de 2016 às 09:17

PMDB se reúne para decidir se continua no governo ou se passa à oposição

A presidente Dilma Rousseff enfrenta nesta terça-feira a reunião do Diretório Nacional do PMDB, em Brasília, com apenas 6 das 27 unidades da Federação favoráveis à permanência do partido no seu governo. Levantamento do Correio aponta que lideranças de 14 diretórios estaduais estão decididas a votar pelo fim do casamento entre PMDB e PT e a entregar cargos ocupados por correligionários e apadrinhados. O restante está dividido. O número de votos varia por estado, mas entre aqueles que devem optar pela debandada estão os com maior número de votantes, como Rio de Janeiro, que tem 12, e Minas Gerais, com 10.

Ao todo, serão 119 votantes e 155 votos. Essa diferença existe porque alguns membros da executiva nacional têm direito a mais de um voto por ocuparem cargos de liderança e presidência do partido ou de diretório, por exemplo. Na Bahia, o ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula Geddel Vieira Lima acumula três votos por ser presidente de diretório, ex-líder da bancada na Câmara e delegado do partido. Ele defende a saída do governo.

O estranhamento velado entre a direção nacional do PMDB e o Palácio do Planalto aumentou na última semana com a demissão do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Henrique Pires — ligado ao grupo do vice-presidente Michel Temer. Ambos só ficaram sabendo da exoneração pelo Diário Oficial da União. Na quinta-feira, o diretório do PMDB do Rio de Janeiro anunciou que votará em peso pelo desembarque do governo. Dos 12 votantes, somente dois devem se posicionar a favor de Dilma: o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes — que enviará um suplente à reunião.

Um dirigente peemedebista ouvido pelo Correio avalia que não se pode subestimar o esforço de ministros e outros correligionários para tentar manter o partido no governo, mas a decisão do Rio deve reforçar a saída e pode ter efeito cascata. “Isso mostrará aos outros diretórios a certeza de que o desembarque vai ser expressivo. Não há a menor chance de reverter (a tendência)”.

Temer, que estava de viagem marcada para Portugal onde participaria como conferencista de um seminário luso-brasileiro de Direito Constitucional, em Lisboa, decidiu cancelar a ida e ficar em Brasília, já na segunda-feira. Apesar de presidente nacional do partido, ele não participará da reunião, mas permanecerá no país na costura de uma unidade partidária. Nos bastidores, o desembarque do PMDB do governo é tido como certo. Para evitar uma ruptura interna na legenda, o partido deve optar por dar aos correligionários condições para deixarem o governo.

O PMDB tem hoje sete ministros no governo Dilma: Marcelo Castro, no Ministério da Saúde; Celso Pansera, no de Ciência, Tecnologia e Inovação; Eduardo Braga, no de Minas e Energia; Henrique Eduardo Alves, no Turismo; Kátia Abreu, no da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Hélder Barbalho, na Secretaria de Portos da Presidência da República; e Mauro Lopes, na Secretaria de Aviação Civil. Todos eles defendem a permanência, mas Kátia e Castro são os que mais têm se mostrado resistentes em entregar seus cargos em prol da maioria.

Na avaliação de peemedebistas, quando o governo exonera alguém como o fez com Pires, dá um sinal de que não mais acredita na permanência do partido. Antes da demissão na Funasa, outro sinal ou equívoco do Planalto que não contribuiu para apartar o desembarque foi a recente nomeação de Mauro Lopes à Secretaria de Aviação Civil.

Decisão conjunta

Nesta segunda-feira, os ministros peemedebistas devem se reunir em busca de um consenso: se entregam seus cargos, como sinaliza a cúpula do partido, ou se se descolam da provável maioria para manterem-se no poder. Certo é, garante o ministro da Saúde, que o grupo deverá reagir conjuntamente. No Piauí durante o fim de semana, seu estado natal, Marcelo Castro descartou um encontro com o vice-presidente da República para debater ou simplesmente articular o assunto.

Disposto a botar panos quentes no mal-estar causado pela exoneração do presidente da Funasa, Castro a definiu como “meramente técnica”. Defensor da permanência do PMDB no governo e contrário ao processo de impeachment contra a presidente Dilma, ele ainda acredita na reversão das estatísticas que hoje afastam o seu partido do Palácio do Planalto. “Quem é contra o governo aproveita-se dessas situações (como a demissão de Antonio Henrique Pires) para fazer barulho”, diz o ministro.

(Correio Braziliense)


sexta-feira, 25 de março de 2016 às 10:05

Governo nomeia 1,5 mil professores aprovados em concurso no Maranhão

O governo do Maranhão nomeou esta semana os aprovados no concurso público para professor. Lançado em novembro de 2015, o concurso foi conduzido pela Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) com a abertura de 1,5 mil vagas e contou com a participação de mais de 83 mil candidatos de todo o país, para o quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).

Os aprovados serão lotados em unidades de ensino nas zonas rural e urbana de todo o Maranhão. O processo contou com mais de 83 mil inscritos.

“Deste total de docentes que entram agora para o quadro da Seduc, com carga horária semanal de 40 horas, 1.270 das mais variadas disciplinas substituirão 2.540 professores contratados, que cumpriam jornada de 20 horas semanais. Além de inserir na rede escolar profissionais efetivos da educação especial, iniciativa inédita desta gestão. Isto reduz o número de contratos e impacta diretamente na qualidade do ensino que ofertamos”, declara o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

(G1 MA)


quinta-feira, 24 de março de 2016 às 10:52

Descaso: bairro Pedro Patrício em Timon há mais de 10 dias sem água

Dudu Fotos/ Politica em Bagagem
Imagem ilustrativa
Moradores do bairro Pedro Patrício em Timon já não suportam mais o descaso com aquele local causado pela falta d’água há mais de 10 dias. Vários moradores daquele bairro entraram em contato com o Blog do Eduardo Rêgo para denunciar o problema que eles vêm passando.

"É um absurdo o que essa empresa vem fazendo conosco, pagamos nossa água em dia e não temos o produto nem para beber", desabafou uma moradora do Pedro Patrício ouvida por este blogueiro.

O blog entrou em contato com a Associação de Moradores do bairro Pedro Patrício que confirmou a denúncia, e nos repassou que a entidade já fez varias reclamações verbais e através de ofícios e até a presente data não obteve nenhuma resposta do motivo desses transtornos causados aquela comunidade.

A Associação de Moradores também denunciou os péssimos serviços de recuperação que a empresa Águas de Timon faz nas ruas após reparos nas tubulações. Relatou também que na próxima segunda-feira (28), a entidade vai acionar o Ministério Público para denunciar a empresa.

Violência contra jornalistas nas Américas aumentou em 2015, diz OEA

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos,  órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), denunciou ontem (23) que em 2015 aumentou a violência contra os profissionais de comunicação na América e informou que pelo menos 27 jornalistas foram assassinados no exercício da profissão.

“O continente tornou-se uma das regiões mais perigosas do mundo para exercer o jornalismo e as agressões mais graves, como o assassinato e o rapto, tornaram-se uma das piores formas de censura”, diz a comissão no seu relatório anual sobre a liberdade de expressão.

No Relatório da Liberdade de Expressão da Comissão exprimiu-se a preocupação pelos 27 assassinatos de jornalistas “em circunstâncias que poderiam estar relacionadas com a sua profissão”, além de mais 12 casos em que não foi possível determinar o vínculo com a profissão.

A comissão, com sede em Washington, considerou “alarmante” que, pelo terceiro ano consecutivo, tenha crescido o número de assassinatos de jornalistas, uma vez que em 2014 foram registrados 25 homicídios e 18 em 2013.

Os países que em 2015 registaram assassinatos de jornalistas foram Brasil, Honduras, México, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Estados Unidos e Paraguai. Na sua maioria, os jornalistas assassinados cobriam temas relacionados com o crime organizado, a corrupção política ou eram vozes firmes em suas comunidades.

“Mantêm-se elevados índices de impunidade em muitos países, apesar da identificação dos autores materiais e morais destes crimes, o que provoca um efeito inibitório generalizado, que limita o direito à liberdade de expressão em zonas inteiras do continente”, lamentou a comissão.

A organização criticou também “a resposta desmensurada” de vários países ao exercício do direito de manifestação e protesto, uma vez que em muitos casos as autoridades fizeram um “uso desproporcionado” da força para calar os manifestantes.

(Agencia Brasil)


quarta-feira, 23 de março de 2016 às 16:34

Vereador Francisco Torres é oficialmente do PMDB Timon

Na noite desta terça-feira (22) o vereador de Timon, Francisco Torres, anunciou oficialmente sua entrada no PMDB. O parlamentar saiu do partido Democratas e ingressa no maior partido do Brasil para disputar reeleição à câmara de Timon. Na oportunidade estiveram presentes amigos, aliados políticos e lideranças de Timon, bem como a pré-candidata a prefeita pelo PMDB, Professora Socorro. "Reencontrei muita gente que não via há algum tempo e senti muita alegria em saber que a cada dia que passa estamos no caminho certo", destacou Socorro.

(Ascom/PMDB)


Moro terá que explicar por que retirou segredo de Justiça de investigações

Em decisão proferida na noite de ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou que as investigações relacionadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam com o juiz Sérgio Moro por determinação do magistrado Gilmar Mendes, retornem à Corte. É a maior vitória do petista, que vinha acumulando derrotas, desde que começou a travar as batalhas judiciais relacionadas ao caso. A determinação de Teori responde a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). O governo apontou ilegalidades na divulgação de interceptações telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff e indicou que Moro colocou em risco a soberania nacional.

No mesmo despacho, o magistrado ordena ainda que as interceptações telefônicas sejam protegidas por sigilo. Teori dá um prazo de 10 dias ao juiz Sérgio Moro, à frente dos processos relativos à Operação Lava-Jato, para que ele explique por que retirou o segredo de Justiça das investigações, já que havia autoridades com foro privilegiado.

A decisão não tem relação com a nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil porque a AGU questionava, nessa ação específica, apenas a publicidade dos grampos envolvendo autoridades revestidas de foro privilegiado. O petista continua sem poder exercer o cargo. Na sexta-feira, Gilmar Mendes havia determinado a suspensão da nomeação de Lula. No entanto, a ordem de Teori, na prática, confronta outro posicionamento de Mendes, justamente o que remetia para Sérgio Moro todas as investigações relacionadas a Lula.

“Ante o exposto, nos termos dos arts. 158 do RISTF e 989, II, do Código de Processo Civil, defiro a liminar para determinar a suspensão e a remessa a esta Corte do mencionado “Pedido de Quebra de Sigilo de Dados e/ou Telefônicos 5006205-98.2016.4.04.7000/PR” e demais procedimentos relacionados, neles incluídos o “processo 5006617- 29.2016.4.04.7000 e conexos” (referidos em ato de 21.3.2016), bem assim quaisquer outros aparelhados com o conteúdo da interceptação em tela, ficando determinada também a sustação dos efeitos da decisão que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas”, escreveu Teori.

Em termos práticos, como o conteúdo das escutas já foi divulgado, as interceptações podem não ser validadas como provas se o Supremo Tribunal Federal entender que Sérgio Moro afrontou os parâmetros legais.

(Correio Braziliense)



terça-feira, 22 de março de 2016 às 08:02

Notícias rápidas do blog

Maranhão tem 146 casos de microcefalia sob investigação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que até essa segunda-feira, dia 21, no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 230.

Destes, 31 casos de microcefalia foram descartados e 53 casos foram confirmados. Sob investigação estão 146 casos no Maranhão em 79 municípios.
Os municípios com casos confirmados são: Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Coelho Neto (1), Colinas (1), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (2), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (15), Timon (5), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (2).

Ocorreram cinco óbitos que estão em investigação: São José de Ribamar (1) em dezembro de 2015; Pedreiras (1) em fevereiro de 2016; São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1) em março de 2016. (G1 MA)

Servidores estaduais têm salário antecipado para esta quinta-feira

Os servidores públicos estaduais receberão nesta quinta-feira, dia 24, o pagamento que estava previsto para 1º de abril. Novamente, a medida obedece a determinação do governador Flávio Dino, beneficiando, na véspera do feriado, os mais de 110 mil servidores ativos e inativos do Estado.

O pagamento será efetuado oito dias antes do previsto no calendário de pagamentos elaborado para o ano de 2016, devido a viabilidade financeira do Estado. “Considerando o feriado da semana santa, anteciparemos o pagamento dos servidores públicos do Governo do Maranhão”, declarou o governador Flávio Dino. (O Imparcial)


segunda-feira, 21 de março de 2016 às 21:53

Notícias rápidas do blog


PMDB Mulher realiza ação social em bairros de Timon

No último sábado (19) o PMDB Mulher promoveu uma manhã de cidadania para moradores e moradoras da comunidade Mutirão, em Timon. O evento é uma forma de levar aos moradores de bairros carentes serviços de saúde e educação e é mais uma iniciativa da nova gestão do Conselho do PMDB Mulher de Timon.

A ação faz parte de uma nova programação que pretende levar aos bairros palestras sobre combate ao mosquito Aedes Aegypt para evitar a Dengue e a Chikungunya. sobre DSTs, aferimento de pressão arterial e glicemia, dentre outros serviços.

"Essa ação será levada para outros bairros por meio dessa iniciativa do PMDB Mulher de Timon. Logo após a semana santa definiremos o novo local de atuação", disse Isa Barbosa, integrante do Conselho Municipal do PMDB Mulher. (Ascom/PMDB)

Dinha esposa de Raimundo da Padaria filia-se no PSD

Neste final de semana aconteceu a filiação da pré-candidata a vereadora Dinha ao PSD com a presença do deputado estadual Alexandre Almeida (PSD). Dinha é esposa do Raimundo da Padaria e o casal é bastante querido em toda Timon, em especial na região do Parque São Francisco. Raimundo da Padaria como é conhecido no bairro e em toda cidade disse na ocasião que a filiação de esposa no PSD é uma satisfação para toda a sua família, já está na hora do bairro São Francisco ter uma representante que lute de verdade pela população da região.


ACONTECEU VIROU NOTÍCIA


Não houve acordo entre os Agentes de Endemias e o prefeito Luciano Leitoa em reunião ocorrida hoje na prefeitura de Timon, a classe cobra um direito que é lei, o piso salarial dos profissionais de saúdes. Um agente que participou da reunião na manha de hoje relatou a esse blogueiro que o prefeito alegou não haver recursos suficientes para atender a reivindicação da categoria. Ficou para amanha 22/03 mais uma conversa com o chefe do executivo municipal para tratar da reivindicação dos agentes, caso não haja acordo pode haver paralisação por tempo indeterminado.

O empresário que revolucionou o sistema de transportes de passageiros no nordeste Ramon da Timon City é só felicidades, o motivo de toda essa alegria é que já encontra-se no diário oficial da união o chamamento público da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que trata do transporte público entre Timon e Teresina. Mesmo não saindo vitorioso nesse chamamento Ramon disse que sua parte já foi feita por sua cidade.  "Quem quebrou o monopólio foi o povo" disse Ramon da Timon City.

O Partido Progressista (PP) saiu realmente do ostracismo que encontrava-se no município de Timon, antes um partido esquecido e sem representatividade na cidade para hoje um partido forte. O presidente do partido o advogado Ramon Junior que é Filho do empresário Ramon da Timon City vem fortalecendo o partido a cada dia, a chegada do vereador Biu  a sigla mostra esse crescimento. Ramon Junior disse que breve o partido terá uma sede e vai fazer um grande trabalho na juventude do partido, que tem a frente seu irmão o acadêmico de direito Rômulo Alves.


O ex-secretário de esportes de Timon o jovem Ulysses Waquim pode finalmente disputar um cargo eletivo, Ulysses sempre foi muito cobrado pela juventude do PMDB e de partidos aliados do grupo Waquim, por não disputar nenhum cargo durante os 8 anos de governo que sua mãe a ex-prefeita Socorro Waquim esteve a frente da prefeitura de Timon. A candidatura de Ulysses Waquim não será surpresa nessa eleição que aproxima-se e não duvidem se essa candidatura for majoritária.

Pode "estourar uma bomba" na política partidária no município de Timon nas próximas semanas e causar uma reviravolta nas pre-candidaturas  a prefeito de Timon, isso pode acontecer devido a movimentações a nível nacional pelo comando de uma grande sigla. Já é claro e grande o movimento no grupo político que por enquanto detém esse partido, como tem aquele dizer que tudo na política pode acontecer vamos aguardar pra conferir.



sábado, 19 de março de 2016 às 10:00

Vereador Uilma Resende realiza grande encontro em Timon

Foi um momento muito forte, mesmo com a presença de várias lideranças no partido, o vereador antes mesmo da pré-candidatura está com força total, em que mobilizou 300 pessoas, vindos até mesmo da Zona Rural, mesmo na chuva
Entre elas os Secretários de Comunicação, Esporte e a sub secretária de cultura, e o presidente da juventude do PSB, entre outras lideranças de bairros.

O vereador, no momento, recordou vários projetos do mesmo que fizeram e fazem a diferença na cidade, entre eles: “ Uma das lembranças foi no ano de 2009, que indicamos a criação e implantação do Cursinho Popular em nossa cidade. Outro momento importante, que recordamos, foi a construção de boxes para as bancas da feira livre do peixe no Bairro Guarita e lembramos, também, do projeto de Lei que disponibiliza gratuitamente material e uniforme escolar na rede pública de ensino de nosso município.”

Foi um momento de prestação de conta do vereador, em que apresentou vários projetos de suma importância na cidade. 
O vereador lembrou, também, que semana passada esteve em Brasília, onde assinou o termo da concessão da Tv Digital para a Câmara Municipal de Timon e que era o único presidente do Nordeste no evento, e o único que  está mais próximo de conseguir a legalização da Tv no país.

Jovem Mizael adere ao grupo do deputado Alexandre Almeida

O polêmico ativista político conhecido popularmente como Jovem Mizael anunciou na noite desta sexta-feira, 18/03, oficialmente sua adesão ao grupo do deputado estadual Alexandre Almeida. 

Mizael esteve aliado desde a sua adolescência ao grupo político dos Waquim - Sétimo Waquim e Socorro Waquim, onde também chegou a ser filiado ao PMDB de Timon. Mas, como mudou de grupo político também resolveu deixar o PMDB e se filiar ao PHS que é presidido pelo contabilista Gildo Sabino. O PHS faz parte dos partidos aliados ao deputado Alexandre Almeida. 

Polêmico, o Jovem Mizael foi um dos líderes do movimento que reivindicou a reforma da Praça do Colégio Higino Cunha, onde atualmente funciona a UEMA. Esse caso teve ampla repercussão nas TVs de Teresina e noutros meios de comunicação da região. Após essa manifestação a prefeitura de Timon resolveu reformar a praça.

"Deixei o grupo Waquim não os amigos, agora faço parte do grupo do jovem deputado Alexandre Almeida onde sei que vou ser valorizado e ter espaço para trabalhar com juventude, bandeira que sempre defendi", disse Jovem Mizael.

sexta-feira, 18 de março de 2016 às 11:55

Políticos têm até hoje para mudar de partido sem perder o mandato

Nos últimos 30 dias, 63 deputados mudaram de partido sem perder o mandato. O número representa cerca de 12% do total de parlamentares na Câmara. É a janela partidária, brecha aberta com a emenda constitucional que permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição.

A maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente.

Dos partidos com representação na Casa, o que mais perdeu representantes nesse período foi o recém-criado PMB, o Partido da Mulher Brasileira.

A legenda foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro do ano passado. Na época, cerca de 20 deputados aderiram.

Hoje, a janela partidária acabou causando uma curiosidade: apenas um deputado permanece no PMB. Todos os outros migraram para outros partidos. Trata-se de Weliton Prado. Ele não vê problemas nisso.

A peculiaridade comprova a opinião de especialistas ouvidos pela reportagem. O cientista político Márcio Malta afirma que a tendência é políticos migrarem para partidos pequenos, para fugir dos holofotes de denúncias de corrupção que envolvem as grandes legendas.

Ao mesmo tempo, alega que os pequenos servem apenas como trampolim para outros partidos, as chamadas legendas de aluguel.

Por outro lado, quem mais ganhou deputados nesse período foi o PR, Partido da República, conhecido por sua postura mais tradicional, alinhada politicamente mais ao centro-direita.

Nove deputados migraram para o partido o que, segundo o cientista político, só confirma que o troca-troca se deve à interesses particulares e não à posições político-ideológicas.

A mudança de partido influencia na formação das comissões temporárias e permanentes, que são montadas com base na proporcionalidade, ou seja, o tamanho da bancada do partido. Inclusive na Comissão Especial do Impeachment, que chegou ater as vagas definidas em dezembro, mas os cálculos precisaram ser refeitos pouco antes da instalação da comissão, nessa quinta-feira (17), já com base na nova distribuição parlamentar na Casa.

(Agencia Brasil)

quarta-feira, 16 de março de 2016 às 18:10

“Que palhaçada é essa?”, diz vereador Tales Waquim sobre a péssima qualidade da água servida em Timon

Vereador Tales Waquim diz que a empresa Águas de Timon precisa reconhecer seus erros

Reclamação geral. O líder da oposição, vereador Tales Waquim resolveu denunciar a empresa Águas de Timon nesta quarta-feira, 16/03, na tribuna da Câmara de Timon. O vereador cobrou da empresa uma água de melhor qualidade para a população.

"Como é que essa empresa vai chegar a um estágio de satisfação da população se ela não reconhece seus próprios erros? Como é que a empresa Águas de Timon, que é uma concessão, vai resolver os problemas da cidade se o Poder Legislativo não reconhece que ela está errada?...ela tem que reconhecer que a água que está chegando nas casas está suja", denunciou Tales Waquim.

Tales Waquim disse que faltou água recentemente nos bairros Mateusinho, Pedro Patrício e São Benedito, e a população não foi sequer avisada. Ele ainda chamou a atenção de alguns vereadores que defende a empresa na Câmara, ao invés de defender o povo. "Como é que você não sabe que tem água suja na cidade? Como é que você vem defender a Águas de Timon, enquanto é pago para defender o povo?".

Ainda em seu discurso, o líder da oposição denunciou que a água servida para a população do Residencial Novo Tempo continua de péssima qualidade. "A água do Novo Tempo continua da mesma forma, e vem dizer que a Águas de Timon está uma maravilha, que palhaçada é essa?... estou representando aqui é a população de Timon que sabe que a água está suja".

Compensação financeira

Ainda sobre sua denúncia da péssima qualidade da água servida aos timonenses, o vereador Tales Waquim disse durante seu discurso que protocolou na Agência Reguladora uma compensação financeira aos transtornos causados pela empresa Águas de Timon. "Solicitei na Agência e está protocolado, que a Águas de Timon tem que fazer uma compensação financeira de no mínino um ano pelos transtornos que ela vem causando na cidade de Timon".

Mar de lama incomoda moradores do bairro São Marcos em Timon

Mar de lama, água parada e muita sujeira na frente da UBS do São Marcos
O jovem Pedro Augusto, o PA e o líder comunitário Fofão estiveram na manhã de hoje, 16/03, visitando a Avenida Palestina no bairro São Marcos em Timon a convite de moradores daquela região. A dupla encontrou um verdadeiro descaso naquela via, e até a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro está cercada de lama dificultando até o acesso dos moradores.

Segundo relatos de moradores daquele bairro, o descaso sobre esse mar de lama na frente da UBS foi repassado ao secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, mas, até agora nenhuma providência foi tomada.

Como a situação da UBS, que atende os moradores da região, e da avenida cheia de lama permanece sem nenhuma intervenção da prefeitura de Timon, alguns moradores já se organizam para denunciar o descaso ao Ministério Público local.